(1G GST) - Como fazer um teste de compressão.
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(1G GST) - Como fazer um teste de compressão.
Esclareço inicialmente que esse tutorial é de autoria de:
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Copyright 2000-2005 Marta Cepek
Pictures are of a stock 1G 2.0L Turbo engine.
Hands provided by Benoit Labossiere of Camo Tuning, Montreal, Quebec.
1G DSM compression specifications from Haynes Manual.
All other compression specs out of the Service Manuals (Vineet Singh's DSM Backup CD).
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Um teste de compressão é uma forma fácil para determinar a saúde interna do seu motor. Você pode pagar alguém um valor baixo para ele ser feito ou você pode fazer por conta própria em 10-15 minutos, aqui vai como:
Você vai precisar de:
1. Um medidor de compressão. (Você pode conseguir um desses por entre 15 e 50 dólares em sites de ferramentas. Você não precisa particularmente de um bom ou caro se só quiser ter uma noção de como está a situação do motor) e cachimbo para retirar as velas.
2.Talvez seja interessante que você faça a troca das velas, caso seja conveniente.
3. Um medidor de GAP (Folga) de velas. Para aproveitar e checar a folga, já que está fazendo todo este trabalho.
4. Um funil e óleo (Caso queira fazer o teste úmido que será descrito no fim do vídeo)
Vamos lá:
1. Antes de você começar, tenha certeza que a bateria está totalmente carregada.
2. Retire o fusível MPI (MultiPort Injection) do terminal positivo da sua bateria. Isto vai cortar a energia para os injetores e não vai soltar spray de combustível por todo o local.
3. Desconecte o conector da bobina, do lado direito, na parte de trás do bloco. Você poderia ter um choque desagradável se você não fizer isso.
4. Remova todas as 4 velas e cabos de vela e examine-as cuidadosamente em busca de sinais de um problema. Se as vedações estiverem ruins em qualquer cilindro, você vai notar diferença entre elas. Sinais de óleo podem indicar um problema nos anéis.
5. Aparafuse o manômetro de compressão
6. Pressione o pedal do acelerador até o fundo para abrir a borboleta e mantenha em WOT (Wide open throttle) por todo o tempo que você estiver girando o motor. Se você não tiver retirado o fusível MPI, isso vai gerar uma certa bagunça neste momento.
7. Vire a chave para a posição "ON" e mantenha aí por um tempo. A cada giro do motor, o manômetro vai saltar mais que a vez anterior.
Update: Pode levar mais de 4 revoluções para conseguir uma leitura estável. Segure até por 10 segundos caso seja necessário, para estabilizar. se estabilizar antes, ótimo.
Note: Se a sha bateria estiver fraca ou ruim, o motor vai girar lentamente e você terá uma leitura inferior a que deveria ser realizada.
8. O último número que o manômetro alcançar, é a compressão para o cilindro em questão.
9. Repita para cada um dos cilindros.
Especificações de compressão
=> 14 psi (deve ser) é a diferença máxima entre cilindros.
1G (90-94) T/E/L 1.8L NT engine 2.0L NT engine 2.0L Turbo engine
Compression ratio 9.0:1 9.0:1 7.8:1
Standard compression 185 psi 192 psi 164 psi
Service limit 131 psi 145 psi 121 psi
2G (95-99) T/E 2.0L NT 420A engine 2.0L 4G63 Turbo engine 2.4L NT Spyder engine
Compression ratio 9.6:1 8.5:1 9.5:1
Standard compression 170-225 psi 178 psi 192 psi
Service limit 100 psi 133 psi 146 psi
Galant (89-93) SOHC 8v engine SOHC 16v engine
Compression ratio 8.5:1 9.5:1
Standard compression 178 psi 185 psi
Service limit 125 psi 139 psi
Galant (89-93) DOHC pre-91 NT engine DOHC 92+ NT engine DOHC Turbo engine
Compression ratio 9.0:1 9.8:1 7.8:1
Standard compression 192 psi 220 psi 164 psi
Service limit 137 psi 159 psi 114 psi
Não traduzi esta tabela por não haver necessidade. A conversão de PSI para BAR pode ser facilmente feita no google.
10. Nesta figura você talvez não seja capaz de ver o número, entretanto, o cilindro 2 está perdendo bastante compressão!
WET TEST: (Teste com óleo)
11. Adicione uma tampinha de óleo no cilindro que está com baixa compressão.
12. Deixe assentar por um minuto para que o óleo possa descer e preencher toda a face do silindro/pistão. Se estiver alguma folga nos aneis, o óleo vai acabar entrando por ali.
13. Gire o motor por cerca de 4 revoluções, lembrando de manter o acelerador até o final segurado.
14. Se a leitura aumentar significativamente (mais de 30 psi), seus anéis provavelmente estão danificados.
15. Se houver uma melhora pequena ou se não houver nenhuma melhora, leva até uma oficina que pode realizar um teste de vazamento de compressão para saber por ela ela está escapando (intake, escapamento, etc, etc)
16. Coloque novamente as velas, de preferência nos mesmos cilindros que elas vieram. Aproveite para fazer toda a manutenção a seu alcance, como limpeza e check de gap de velas.
17. Lembre-se de colocar novamente o fusível MPI e o conector da bobina. Você não vai a lugar algum sem eles kkkk
Espero que gostem do tutorial. Esse tipo de trabalho é essencial para que o fórum cresça. Então, contribua! Qualquer coisa, é só me procurar!
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Copyright 2000-2005 Marta Cepek
Pictures are of a stock 1G 2.0L Turbo engine.
Hands provided by Benoit Labossiere of Camo Tuning, Montreal, Quebec.
1G DSM compression specifications from Haynes Manual.
All other compression specs out of the Service Manuals (Vineet Singh's DSM Backup CD).
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Como fazer um teste de compressão.
Um teste de compressão é uma forma fácil para determinar a saúde interna do seu motor. Você pode pagar alguém um valor baixo para ele ser feito ou você pode fazer por conta própria em 10-15 minutos, aqui vai como:
Você vai precisar de:
1. Um medidor de compressão. (Você pode conseguir um desses por entre 15 e 50 dólares em sites de ferramentas. Você não precisa particularmente de um bom ou caro se só quiser ter uma noção de como está a situação do motor) e cachimbo para retirar as velas.
2.Talvez seja interessante que você faça a troca das velas, caso seja conveniente.
3. Um medidor de GAP (Folga) de velas. Para aproveitar e checar a folga, já que está fazendo todo este trabalho.
4. Um funil e óleo (Caso queira fazer o teste úmido que será descrito no fim do vídeo)
Vamos lá:
1. Antes de você começar, tenha certeza que a bateria está totalmente carregada.
2. Retire o fusível MPI (MultiPort Injection) do terminal positivo da sua bateria. Isto vai cortar a energia para os injetores e não vai soltar spray de combustível por todo o local.
3. Desconecte o conector da bobina, do lado direito, na parte de trás do bloco. Você poderia ter um choque desagradável se você não fizer isso.
4. Remova todas as 4 velas e cabos de vela e examine-as cuidadosamente em busca de sinais de um problema. Se as vedações estiverem ruins em qualquer cilindro, você vai notar diferença entre elas. Sinais de óleo podem indicar um problema nos anéis.
5. Aparafuse o manômetro de compressão
6. Pressione o pedal do acelerador até o fundo para abrir a borboleta e mantenha em WOT (Wide open throttle) por todo o tempo que você estiver girando o motor. Se você não tiver retirado o fusível MPI, isso vai gerar uma certa bagunça neste momento.
7. Vire a chave para a posição "ON" e mantenha aí por um tempo. A cada giro do motor, o manômetro vai saltar mais que a vez anterior.
Update: Pode levar mais de 4 revoluções para conseguir uma leitura estável. Segure até por 10 segundos caso seja necessário, para estabilizar. se estabilizar antes, ótimo.
Note: Se a sha bateria estiver fraca ou ruim, o motor vai girar lentamente e você terá uma leitura inferior a que deveria ser realizada.
8. O último número que o manômetro alcançar, é a compressão para o cilindro em questão.
9. Repita para cada um dos cilindros.
Especificações de compressão
=> 14 psi (deve ser) é a diferença máxima entre cilindros.
1G (90-94) T/E/L 1.8L NT engine 2.0L NT engine 2.0L Turbo engine
Compression ratio 9.0:1 9.0:1 7.8:1
Standard compression 185 psi 192 psi 164 psi
Service limit 131 psi 145 psi 121 psi
2G (95-99) T/E 2.0L NT 420A engine 2.0L 4G63 Turbo engine 2.4L NT Spyder engine
Compression ratio 9.6:1 8.5:1 9.5:1
Standard compression 170-225 psi 178 psi 192 psi
Service limit 100 psi 133 psi 146 psi
Galant (89-93) SOHC 8v engine SOHC 16v engine
Compression ratio 8.5:1 9.5:1
Standard compression 178 psi 185 psi
Service limit 125 psi 139 psi
Galant (89-93) DOHC pre-91 NT engine DOHC 92+ NT engine DOHC Turbo engine
Compression ratio 9.0:1 9.8:1 7.8:1
Standard compression 192 psi 220 psi 164 psi
Service limit 137 psi 159 psi 114 psi
Não traduzi esta tabela por não haver necessidade. A conversão de PSI para BAR pode ser facilmente feita no google.
10. Nesta figura você talvez não seja capaz de ver o número, entretanto, o cilindro 2 está perdendo bastante compressão!
WET TEST: (Teste com óleo)
11. Adicione uma tampinha de óleo no cilindro que está com baixa compressão.
12. Deixe assentar por um minuto para que o óleo possa descer e preencher toda a face do silindro/pistão. Se estiver alguma folga nos aneis, o óleo vai acabar entrando por ali.
13. Gire o motor por cerca de 4 revoluções, lembrando de manter o acelerador até o final segurado.
14. Se a leitura aumentar significativamente (mais de 30 psi), seus anéis provavelmente estão danificados.
15. Se houver uma melhora pequena ou se não houver nenhuma melhora, leva até uma oficina que pode realizar um teste de vazamento de compressão para saber por ela ela está escapando (intake, escapamento, etc, etc)
16. Coloque novamente as velas, de preferência nos mesmos cilindros que elas vieram. Aproveite para fazer toda a manutenção a seu alcance, como limpeza e check de gap de velas.
17. Lembre-se de colocar novamente o fusível MPI e o conector da bobina. Você não vai a lugar algum sem eles kkkk
Espero que gostem do tutorial. Esse tipo de trabalho é essencial para que o fórum cresça. Então, contribua! Qualquer coisa, é só me procurar!
Última edição por Polverari em Qua Jan 02, 2019 7:57 pm, editado 1 vez(es)
Re: (1G GST) - Como fazer um teste de compressão.
Poxa, tá bacana... Muito bem feito e bem explicado o tutorial.
Mantendo esse padrão de qualidade o fórum vai virar referência. Parabéns Marcelo...
Mantendo esse padrão de qualidade o fórum vai virar referência. Parabéns Marcelo...
Jean Carlo- Membro
- Mensagens : 17
Data de inscrição : 02/01/2019
Idade : 49
Localização : São José dos Campos
Re: (1G GST) - Como fazer um teste de compressão.
Jean Carlo escreveu:Poxa, tá bacana... Muito bem feito e bem explicado o tutorial.
Mantendo esse padrão de qualidade o fórum vai virar referência. Parabéns Marcelo...
Valeu, Jean!
Re: (1G GST) - Como fazer um teste de compressão.
Muito bom mesmo cara e bem explicado! Parabéns mano!
David SNT- Novato
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/01/2019
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