(2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)
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(2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)
E aí, pessoal! Beleza?
Mais um tutorial para vocês. Sempre que possível, tentarei trazer esse tipo de conteúdo técnico.
ATENÇÃO: Você que está com problemas para acertar a marcha lenta do seu Eclipse (problema comum, hahaha), esse procedimento pode ajudar. Não irei entrar em outras variáveis que controlam a lenta do Eclipse, pois são inúmeros itens que interferem nela.
Dessa vez irei abordar o processo de isolamento da válvula FIAV (que diabos é isso?).
Na realidade, eu expliquei tudo em vídeo, mas irei fazer uma breve introdução:
A FIAV (Fast Idle Air Valve) é uma espécie de "válvula termostática" mecânica que fica na parte inferior do TBI (corpo de borboleta).
Mas para que serve?
Bom, essa válvula trabalha em conjunto com o atuador da marcha lenta (ISC) para controle do ar da marcha lenta do carro, baseado na temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
Como ela funciona?
Como dito acima, ela é uma espécie de válvula termostática, mas funciona da seguinte maneira:
Sabem aquelas 2 mangueiras finas que entram na parte inferior do TBI? Então, elas levam o líquido de arrefecimento do motor até essa válvula. Quando o carro está frio, essa válvula fica aberta, aumentando a quantidade de ar admitida e mantendo o carro com mais aceleração. À medida em que a água do motor vai esquentando, essa válvula começa a fechar aos poucos, até o momento em que o motor chega na sua temperatura ideal, ela se fecha completamente (ou, pelo menos, deveria), deixando a aceleração mais baixa. A partir daí, o ISC (atuador da marcha lenta controlado pela ECU) faz todo o trabalho.
Mas qual o problema?
Acontece que, com esses 25 anos de idade, essa válvula já não está trabalhando direito, ou não está fazendo a vedação corretamente quando deveria estar fechada. É aí que entra o problema: Entrada de ar falsa, que não deveria existir ali naquele ponto. O resultado é aceleração mais alta, marcha lenta descontrolada, etc. Por mais que a ISC tente compensar isso, as vezes não é suficiente. Às vezes, mesmo fechando o parafuso da BISS, também não resolve.
E qual a solução?
ISOLAR a válvula FIAV. A intenção é eliminar uma possível entrada de ar "extra", facilitando assim o acerto da lenta, deixando por conta do ISC apenas, e, se necessário, ajustando também o parafuso BISS.
Lembrando que, depois do procedimento, as duas mangueiras de água deverão ser isoladas, pois não faz mais sentido passarem pelo TBI. Apenas irão gerar calor na peça.
Essa solução foi baseada num tutorial que encontrei no DSMtuners.com e apliquei no meu carro.
E sim, o resultado foi excelente. Consegui resolver meu problema com marcha lenta. Creio que possa estar causando o problema de muita gente também.
Então, sem mais delongas, segue o vídeo:
(Peço desculpas se fui meio repetitivo em certas partes, e espero também que possa ajudar a todos).
Em caso de dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Abraços!
Mais um tutorial para vocês. Sempre que possível, tentarei trazer esse tipo de conteúdo técnico.
ATENÇÃO: Você que está com problemas para acertar a marcha lenta do seu Eclipse (problema comum, hahaha), esse procedimento pode ajudar. Não irei entrar em outras variáveis que controlam a lenta do Eclipse, pois são inúmeros itens que interferem nela.
Dessa vez irei abordar o processo de isolamento da válvula FIAV (que diabos é isso?).
Na realidade, eu expliquei tudo em vídeo, mas irei fazer uma breve introdução:
A FIAV (Fast Idle Air Valve) é uma espécie de "válvula termostática" mecânica que fica na parte inferior do TBI (corpo de borboleta).
Mas para que serve?
Bom, essa válvula trabalha em conjunto com o atuador da marcha lenta (ISC) para controle do ar da marcha lenta do carro, baseado na temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
Como ela funciona?
Como dito acima, ela é uma espécie de válvula termostática, mas funciona da seguinte maneira:
Sabem aquelas 2 mangueiras finas que entram na parte inferior do TBI? Então, elas levam o líquido de arrefecimento do motor até essa válvula. Quando o carro está frio, essa válvula fica aberta, aumentando a quantidade de ar admitida e mantendo o carro com mais aceleração. À medida em que a água do motor vai esquentando, essa válvula começa a fechar aos poucos, até o momento em que o motor chega na sua temperatura ideal, ela se fecha completamente (ou, pelo menos, deveria), deixando a aceleração mais baixa. A partir daí, o ISC (atuador da marcha lenta controlado pela ECU) faz todo o trabalho.
Mas qual o problema?
Acontece que, com esses 25 anos de idade, essa válvula já não está trabalhando direito, ou não está fazendo a vedação corretamente quando deveria estar fechada. É aí que entra o problema: Entrada de ar falsa, que não deveria existir ali naquele ponto. O resultado é aceleração mais alta, marcha lenta descontrolada, etc. Por mais que a ISC tente compensar isso, as vezes não é suficiente. Às vezes, mesmo fechando o parafuso da BISS, também não resolve.
E qual a solução?
ISOLAR a válvula FIAV. A intenção é eliminar uma possível entrada de ar "extra", facilitando assim o acerto da lenta, deixando por conta do ISC apenas, e, se necessário, ajustando também o parafuso BISS.
Lembrando que, depois do procedimento, as duas mangueiras de água deverão ser isoladas, pois não faz mais sentido passarem pelo TBI. Apenas irão gerar calor na peça.
Essa solução foi baseada num tutorial que encontrei no DSMtuners.com e apliquei no meu carro.
E sim, o resultado foi excelente. Consegui resolver meu problema com marcha lenta. Creio que possa estar causando o problema de muita gente também.
Então, sem mais delongas, segue o vídeo:
(Peço desculpas se fui meio repetitivo em certas partes, e espero também que possa ajudar a todos).
Em caso de dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Abraços!
guibrandaosrs- Membro
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/01/2019
Idade : 34
Localização : Sta. Rita do Sapucaí - MG
Re: (2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)
Guilherme...ficou show de bola o tutorial. Parabéns!
Se a galera continuar postando informações nesse nível vai virar referência o fórum.
Se a galera continuar postando informações nesse nível vai virar referência o fórum.
Jean Carlo- Membro
- Mensagens : 17
Data de inscrição : 02/01/2019
Idade : 49
Localização : São José dos Campos
Re: (2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)
Diria que é um mod obrigatório, resolve boa parte do problema de marcha lenta.
Mandei cortar a laser, tenho algumas disponível, caso queiram.
Abraço
Mandei cortar a laser, tenho algumas disponível, caso queiram.
Abraço
rafaelvs- Novato
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/01/2019
Joao Paulo Calvario gosta desta mensagem
Re: (2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)
Jean Carlo escreveu:Guilherme...ficou show de bola o tutorial. Parabéns!
Se a galera continuar postando informações nesse nível vai virar referência o fórum.
Valeu, Jean! Espero que possa ajudar.
rafaelvs escreveu: Diria que é um mod obrigatório, resolve boa parte do problema de marcha lenta.
Mandei cortar a laser, tenho algumas disponível, caso queiram.
Abraço
Bem lembrado! Assim o pessoal já tem a solução pronta.
Abs!
guibrandaosrs- Membro
- Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/01/2019
Idade : 34
Localização : Sta. Rita do Sapucaí - MG
Re: (2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)
rafaelvs escreveu:Diria que é um mod obrigatório, resolve boa parte do problema de marcha lenta.
Mandei cortar a laser, tenho algumas disponível, caso queiram.
Abraço
Eu gostaria de comprar uma, você tem algum tipo de anúncio ou contato? Abraço!
Joao Paulo Calvario- Novato
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/08/2022
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