Mitsu Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)

4 participantes

Ir para baixo

(2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)  Empty (2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)

Mensagem por guibrandaosrs Qui Abr 02, 2020 11:49 am

E aí, pessoal! Beleza?
Mais um tutorial para vocês. Sempre que possível, tentarei trazer esse tipo de conteúdo técnico.

ATENÇÃO: Você que está com problemas para acertar a marcha lenta do seu Eclipse (problema comum, hahaha), esse procedimento pode ajudar. Não irei entrar em outras variáveis que controlam a lenta do Eclipse, pois são inúmeros itens que interferem nela.

Dessa vez irei abordar o processo de isolamento da válvula FIAV (que diabos é isso?).

Na realidade, eu expliquei tudo em vídeo, mas irei fazer uma breve introdução:
A FIAV (Fast Idle Air Valve) é uma espécie de "válvula termostática" mecânica que fica na parte inferior do TBI (corpo de borboleta).

Mas para que serve?
Bom, essa válvula trabalha em conjunto com o atuador da marcha lenta (ISC) para controle do ar da marcha lenta do carro, baseado na temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

Como ela funciona?
Como dito acima, ela é uma espécie de válvula termostática, mas funciona da seguinte maneira:
Sabem aquelas 2 mangueiras finas que entram na parte inferior do TBI? Então, elas levam o líquido de arrefecimento do motor até essa válvula. Quando o carro está frio, essa válvula fica aberta, aumentando a quantidade de ar admitida e mantendo o carro com mais aceleração. À medida em que a água do motor vai esquentando, essa válvula começa a fechar aos poucos, até o momento em que o motor chega na sua temperatura ideal, ela se fecha completamente (ou, pelo menos, deveria), deixando a aceleração mais baixa. A partir daí, o ISC (atuador da marcha lenta controlado pela ECU) faz todo o trabalho.

Mas qual o problema?
Acontece que, com esses 25 anos de idade, essa válvula já não está trabalhando direito, ou não está fazendo a vedação corretamente quando deveria estar fechada. É aí que entra o problema: Entrada de ar falsa, que não deveria existir ali naquele ponto. O resultado é aceleração mais alta, marcha lenta descontrolada, etc. Por mais que a ISC tente compensar isso, as vezes não é suficiente. Às vezes, mesmo fechando o parafuso da BISS, também não resolve.

E qual a solução?
ISOLAR a válvula FIAV. A intenção é eliminar uma possível entrada de ar "extra", facilitando assim o acerto da lenta, deixando por conta do ISC apenas, e, se necessário, ajustando também o parafuso BISS.
Lembrando que, depois do procedimento, as duas mangueiras de água deverão ser isoladas, pois não faz mais sentido passarem pelo TBI. Apenas irão gerar calor na peça.

Essa solução foi baseada num tutorial que encontrei no DSMtuners.com e apliquei no meu carro.
E sim, o resultado foi excelente. Consegui resolver meu problema com marcha lenta. Creio que possa estar causando o problema de muita gente também.

Então, sem mais delongas, segue o vídeo:
(Peço desculpas se fui meio repetitivo em certas partes, e espero também que possa ajudar a todos).




Em caso de dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Abraços!
guibrandaosrs
guibrandaosrs
Membro
Membro

Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/01/2019
Idade : 34
Localização : Sta. Rita do Sapucaí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

(2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)  Empty Re: (2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)

Mensagem por Jean Carlo Qui Abr 02, 2020 2:45 pm

Guilherme...ficou show de bola o tutorial. Parabéns!
Se a galera continuar postando informações nesse nível vai virar referência o fórum.
Jean Carlo
Jean Carlo
Membro
Membro

Mensagens : 17
Data de inscrição : 02/01/2019
Idade : 49
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

(2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)  Empty Re: (2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)

Mensagem por rafaelvs Qui Abr 02, 2020 8:33 pm

Diria que é um mod obrigatório, resolve boa parte do problema de marcha lenta.
Mandei cortar a laser, tenho algumas disponível, caso queiram.

Abraço
rafaelvs
rafaelvs
Novato
Novato

Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/01/2019

Joao Paulo Calvario gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)  Empty Re: (2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)

Mensagem por guibrandaosrs Sex Abr 03, 2020 1:01 pm

Jean Carlo escreveu:Guilherme...ficou show de bola o tutorial. Parabéns!
Se a galera continuar postando informações nesse nível vai virar referência o fórum.

Valeu, Jean! Espero que possa ajudar.


rafaelvs escreveu: Diria que é um mod obrigatório, resolve boa parte do problema de marcha lenta.
Mandei cortar a laser, tenho algumas disponível, caso queiram.

Abraço

Bem lembrado! Assim o pessoal já tem a solução pronta.

Abs!
guibrandaosrs
guibrandaosrs
Membro
Membro

Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/01/2019
Idade : 34
Localização : Sta. Rita do Sapucaí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

(2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)  Empty Re: (2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)

Mensagem por Joao Paulo Calvario Seg Ago 22, 2022 1:28 am

rafaelvs escreveu:Diria que é um mod obrigatório, resolve boa parte do problema de marcha lenta.
Mandei cortar a laser, tenho algumas disponível, caso queiram.

Abraço

Eu gostaria de comprar uma, você tem algum tipo de anúncio ou contato? Abraço!

Joao Paulo Calvario
Novato
Novato

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/08/2022

Ir para o topo Ir para baixo

(2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)  Empty Re: (2G) Tutorial - Isolamento da válvula FIAV no TBI (Marcha lenta)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos